sábado, 21 de agosto de 2010

De Beauvoir a Carla Cristina: O Axé e a Denúncia Social



Depois de uma longa pausa, o meu, o seu, o nosso aro irá analisar mais uma canção da MEB (Música Erudita Brasileira) muito escutada, dançada, mas pouco refletida.

Como todos os senhores conhecem, em algum lugar do passado recente, o boom do axé music tomou conta dos televisores nacionais e a cada domingo um novo grupo bahiano surgia com um sucesso e uma proposta musical e artística inovadora.

Beto Jamaica e Cumpadi Uóxito trouxeram o conceito heideggeriano de “tchan”, a companhia do pagode trouxe a garrafa e Kant, Hegel e Nietzsche quando viram a boca da garrafa ficaram loucos e também foram ralar.

Se você se inquire sobre qual seria essa concepção essencial, aí vai:

O Axé Music surgiu obviamente como um movimento de massas, ambicionando agrupar no mesmo espaço apertado, o maior número de gente suada e fedida para pular e repetir roboticamente passos e coreografias ditados por livres pensadores e artístas do corpo que, através de suas dancinhas, poderiam liberar o boga (ops) a consciência para experimentar de forma carnal o processo de alienação e reificação na sociedade de massas.

De fato, o termo Axé Music agrega grupos e pensadores de orientações totalmente distintas:



Temos Bel Marques e o Chiclete com Banana que conservam a constante tentativa de lançar o homem diante do espanto aristotélico para com a realidade: “Cara Caramba!”...O que é o Chiclete com Banana? É um afecto, a maleabilidade borrachuda e insistente da contigência existencial em termos Sartreanos;



Por sua vez, temos Durval Lelys e o Asa de Águia que através do humor, da irreverência e da bufonice pregam uma nova moral em uma perspectiva nietzcheana, daí o nome: Asa de Águia.

Não é peito de frango, coxa, sobrecoxa, mas sim: Asa, e de águia, o instrumento-meio para alçar as elevadas alturas do espírito livre.



Curiosamente, outros grupos como Terrassamba, Harmonia do Samba, Banda Mel, Banda Beijo, Axé Blond e Banana Split foram acusados de terem perdido as raízes e concepções iniciais do movimento do Axé Music. “Trairam o movimento Axé Music véio” disse o Sociólogo Dado Dollabella.

Os preceitos basilares trazidos por Cumpadi Uóxito com o tempo foram se degradando em exibições de corpos malhados matematicamente em academias, além de coreografias repetitivas e enfadonhas, o que deu abertura para o surgimento do período mais negro da música de domingo (assim conhecido tal movimento em razão do espaço explorado nos programas dominicais de entretenimento).

O crepúsculo do Axé veio com o Padre Marcelo Rossi que, aproveitando-se dos princípios e diretrizes do movimento, utilizou o Axé no escuso intento de evangelizar e trazer a palavra da salvação, em certos momentos no mesmo grandioso palco de Gugu Liberato, grande menestrel e responsável outrora por abrigar estes grandes artistas e gênios da música brasileira.



O Axé caiu no obscurantismo, e podemos chamar esse período de Idade Média do Axé Music. Pouco se produziu nesse período e as rádios estavam abarrotadas das canções doutrinadoras do Padre Marcelo.

De toda forma, o papel de resgate filosófico, cultural e reflexivo do axé music original caiu na mão de um grupo de mulheres, todas oriundas da vanguarda do feminismo bahiano e seguidoras fieis de Simone de Beauvoir e Susan Sontag.



Carla Cristina Magalhães Ribeiro Andrada nasceu em Salvador-BA, filha da mais fina burguesia bahiana, estudou nas melhores escolas da capital, mas para espanto de todos, traiu sua classe abandonando a faculdade de Administração na UFBA para cursar Filosofia e Etnologia na Sorbonne em París.



Passados alguns anos, influenciada e incentivada por Simone de Beauvoir, sua mentora, Carla Cristina voltou ao Brasil para, junto com outras jovens artistas e intelectuais soteropolitanas, resgatar o caráter crítico do Axé Music.

Ousadas e irreverentes, as artistas eram conhecidas pelos cafés e bares de Salvador como “As Meninas”, passando estas a aderirem e intitularem-se definitivamente como tais.



O primeiro disco foi de cara um grande sucesso, trazendo em seu bojo toda a carga ideologica contida nos anseios e expectativas do grupo, “Xibom Bombom” lançado em 2000 pela Universal Music vendeu mais de 400 mil cópias no Brasil, recebendo disco de ouro.

A música de trabalho do primeiro álbum será analisada a seguir:

“Bom xibom, xibom, bombom!
Bom xibom, xibom, bombom!
Bom xibom, xibom, bombom!
Bom xibom, xibom, bombom!”

João Cabral de Melo Neto

De plano, temos uma expressão repetitiva que alterna e brinca com o adjetivo: “bom”, que repetido forma o substantivo: “bombom”, ou ainda o adjetivo “bom” superlativizado, e tendo o “xi” como intersecção, ou ainda como prefixo da expressão "xibom".

O que seria o "xibom"?

Vemos portanto, que a filiação ao concretismo é anunciada logo no início.

“Analisando
Essa cadeia hereditária
Quero me livrar
Dessa situação precária...(2x)
Onde o rico cada vez
Fica mais rico
E o pobre cada vez
Fica mais pobre”


Talvez o grande feito das Meninas tenha sido empregar o verbo “analisar” em uma canção de axé. Quem diria hein?

E o que analisam as Meninas?

Uma cadeia hereditária. Vemos aqui o denuncismo de conteúdo político, relembrando que é no Estado da Bahia que temos uma das mais famosas famílias de caciques políticos que passam de geração em geração o poder estatal: os Magalhães.

O eu-lírico ainda aponta o intuito de desvencilhar-se do estado de precariedade em que se encontra no meio desse sistema.

Tal sistema assume um caráter determinista expresso na relação vetorial onde o abastado somente se acentua como tal e por sua vez o miserável só se exterioriza e age afundando-se mais na pobreza.

O Determinismo nega a possibilidade de escolha ante a existência de uma sucessão de fatos que o homem não pode interromper e escapar. O homem está submetido,inexoravelmente, a uma série de leis naturais, sujeitas ao princípio da causalidade.

Estão contidos nessa extrofe o darwinismo social, o determinismo de classes e o sujeito esmagado pelo fenômeno social.

Mais do que denunciar, as Meninas buscam apontar causas para tal fenômeno e assim expressam:

“E o motivo todo mundo
Já conhece
É que o de cima sobe
E o de baixo desce
E o motivo todo mundo
Já conhece
É que o de cima sobe
E o de baixo desce”...


Temos que considerar que tal composição emergiu em um clima de profundo pessimismo.

A queda do muro de Berlim, a derrocada da ideologia marxista, o neoliberalismo soberano em todo o mundo e enquanto isso no Brasil o que viviamos?

A consolidação da política liberal iniciada por FHC e reiterada por Lula e as privatizações generalizadas.

O de cima inevitavelmente subirá, o de baixo descerá, mesmo sendo de conhecimento geral, a tomada de consciência da classe trabalhadora não se efetivara como previsto no ideal Marxista.

E o refrão:

“Bom xibom, xibom, bombom!
Bom xibom, xibom, bombom!
Bom xibom, xibom, bombom!
Bom xibom, xibom, bombom!”




O que parecia uma criação concretista toma novos ares, o bom xibom, xibom, bombom, se assemelha ao movimento impiedoso de uma máquina, de uma caixa registradora, utilizando-se de um recurso que Chaplin empregou no filme "Tempos Modernos", para denunciar a automação e alienação do individuo no trabalho, não reconhecendo mais a si em seu produto.

Contudo:

“Mas eu só quero
Educar meus filhos
Tornar um cidadão
Com muita dignidade
Eu quero viver bem
Quero me alimentar
Com a grana que eu ganho
Não dá nem prá melar
E o motivo todo mundo
Já conhece
É que o de cima sobe
E o de baixo desce
E o motivo todo mundo
Já conhece
É que o de cima sobe
E o de baixo desce...”


O humanismo expresso na estrofe final é esperançoso. No anseio do trabalhador está a aurora de um novo dia. A luta pelo salário digno, a busca pela educação, alimentação, dignidade e cidadania trazem em si a semente do novo amanhã, mesmo em face do determinismo que todo mundo já conhece em que o de cima sobe e o de baixo...

terça-feira, 17 de agosto de 2010

São apenas calúnias...



Ultimamente, este que vos escreve tem sido alvo de comentários e rumores sobre uma suposta revelação a ser feita no mês de setembro. Estaria ele aguardando o centenário do corinthians para revelar que na verdade é bambi?

Meus caros, não tenho nada a revelar, até em razão da única coisa que tenho a confessar e que volta e meia poderia ser motivo de constrangimento, é o fato público e notório que sim.. eu sou corinthiano.

Minha mãe sempre soube, meu pai chegou até a incentivar. O resto, foram más companhias, influências negativas da mídia (Dinei) e o principal: A falta de oportunidades. O sistema que me fez assim .

Quanto ao fato do bambilismo uma coisa cumpre observar.

Em muitas ocasiões o velado preconceito social do brasileiro de classe média e classe alta, que não pode fugir do políticamente correto, é expresso através de brincadeiras relativas aos torcedores de times tipicamente populares, como Corinthians e Flamengo.

Ou seja, o cara não pode dizer que não gosta de pobre, negro e favelado, mas pode falar mal de corinthiano e flamenguista associando as ideias diretamente.

Por outro lado, poder-se-ia dizer que as sátiras relativas aos sãopaulinos traduziriam uma homofobia velada. O que não é mentira. Mas há de se considerar que a relação cultural do brasileiro com o homossexualismo é muito híbrida.

O cara adora piada de bicha, ri de bicha, ri com bicha, imita bicha, mas não pode ser amigo ou parente de uma!?!?

Longe do patrulhamento ideologico, acredito que o humor ajuda a quebrar barreiras e o fato de impormos tabus só aumenta a tensão social e o preconceito velado. Eu por exemplo, fui criado numa cultura de consumo e produção de humor relativo aos gays, acho graça de piada de bicha, imito bicha, riu das ironias e graças das bichas e aprendi a conviver, respeitar e defender a diversidade...

Momento oportuno, para certos sujeitos, lembrarem que o bambi (e o ridiculo dos bambis) não é um termo pejorativo pela opção sexual de nossos colegas tricolores,mas um enaltecimento de sua origem elitista, racista e cheia de frescura.

Nossos avós corinthianos chamavam os avós dos bambis de pó-de-arroz. Expressão para o tricolor do morumbi e das laranjeiras que não admitiam negros ou mestiços em seu plantel.

Já sobre a revelação... prefiro citar outro pedreiro bruto e ríspido que um dia foi duvidado sobre o mesmo.. e assim ele brutamente respondeu na versão do clássico "tell me once again" que virou:

Diz que vai dar, meu bem
Seu coração pra mim
Eu deixei aquela vida de lado
E não sou mais um transviado

(ref.)
Telma, eu não sou gay
O que falam de mim são calúnias, meu bem
Eu parei . . . . .

Não me maltrate assim não posso mais sofrer
Vamos ser um casal moderno
Você de bobs e eu de terno (ref.)
Eu sou introvertido até no futebol
Isso tudo não faz sentido
E não é meu esse baby doll (ref.)

Telma, ô Telminha, não faz assim comigo
Não me puna por essas manchas no meu passado
Já passou, esses rapazes são apenas meus amigos
Agora eu sou somente seu, meu amor

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Márcio Greyck: O Melhor Amigo do Homem



Foi na minha primeira dor de cotovelo que eu conheci a combinação drástica de uma garrafa de Ypioca e Márcio Greyck. Dalí em diante, nos recorrentes abalos fenomenológicos e amorosos de minha consciência, encontrava em Greyck o companheirismo que Heidegger não era capaz de me dar...

Nos inúmeros impasses e conflitos provocados pelo choque contigencial do ser ante estas criaturas chamadas de mulheres, "criaturas do sexo feminino", ele estava lá.

Uma coisa é fato: Dor de cotovelo = Márcio Greyck.

Mas nunca esqueça: Nunca ouça Márcio Greyck sozinho.

Enquanto a Xuxa e Engenheiros do Hawaii fizeram músicas com mensagens subliminares louvando o capiroto, alguns bêbados relatam que quando se ouve Márcio Greyck sozinho, uma voz ao fundo te instiga ao suicidio.

Digo: Nunca, nunca ouça Márcio Greyck sozinho. Sempre esteja acompanhado de um amigo e de uma garrafa de pinga.

Acompanhemos algumas pérolas poéticas deste cantor do sofrimento e do abandono:

APARTAMENTO

O que eu podia ter, eu tenho
O mundo é muito bom pra mim
Me deu mais do que eu mereço
Pagou mais do que meu preço
Mas não estou feliz aqui...


A primeira estrofe contextualiza o eu-lírico em sua realidade material, dominada pelas relações de produção. A alienação advinda com o conformismo diante das benesses do capital, estas reduzem o ser e o fazem crer que seu eu está reduzido ao que possui.

As coisas desse apartamento
Jamais sonhei poder comprar
Tenho tudo o que eu queria
Mas a vida está vazia
E eu não estou feliz, porquê...



Todavia, o vazio existencial não se preenche através da mera relação material com os bens de consumo. A falta de uma espiritualidade perdida, A utopia da felicidade do pequeno-burguês que nunca se efetiva.. A angústia inefável do homem contemporâneo.

Falta você pra morar nessa casa
Pra pisar no tapete e alegrar minha cama
Tudo o que eu tenho não vale de nada
Pois você está distante
Você já não me ama


O eu-lírico projeta na amada sua raison-d'être, a ausência da musa é o preenchimento animico dos objetos e bens de consumo. É a memória, no sentido proustiano, que lança vida e experiência ao tapete inanimado.

Falta você pra morar nessa casa
Pra pisar no tapete e alegrar minha cama
Tudo o que eu tenho não vala de nada
Pois você está distante
Você já não me ama

Você já não me ama...
Falta você!


Eis o homem pós-moderno, aflito, em companhia dos bens de consumo que não atribuem sentido à sua realidade. A imobilidade da mobília é a correspondência da estagnação da existência sem amor.

domingo, 1 de agosto de 2010

Por qual razão Jesus ainda não voltou?


Muitos se questionam sobre quando Jesus voltará, ou a razão dele ainda não ter voltado para livrar a terra do mal e dar um kickroad no capeta.

Apresento algumas teorias para o atraso no retorno...



Jesus poderia estar preso no caminho da serpente depois de treinar muitos anos em uma gravidade maior que a terra no planeta do Sr. Kaioh.



Na verdade Jesus há havia treinado com o Sr. Kaioh por dois dias depois de ter sido crucificado, quando seus discipulos Pedro, João e Kuririn reuniram as sete esferas e o trouxeram a vida, para descrença de Tomé.
....................................................................................


Outra possibilidade é Jesus ter se perdido e buscado informações com o Mestre dos Magos que deve ter lhe dito coisas como:

"O que você procura fora, talvez esteja dentro de você".
"O caminho do retorno nem sempre é o trajeto da ida".
"Voltar por onde veio, não significa passar por onde já se passou".

O coitado tá confuso até agora...
...............................................................................



Ou talvez Jesus esteja simplesmente engarrafado na Dutra...

domingo, 25 de julho de 2010

Nomes de Igrejas mais Estranhos



Vejam uma lista dos nomes de igreja mais estranhos:

Igreja da Água Abençoada - Congregação 51, uma boa ideia.
Igreja Adventista da Sétima Reforma Divina - Inclusive pode pedir um Construcard
Igreja da Bênção Mundial Fogo de Poder - Para as facções mais radicais que adoram um atentado à bomba.
Congregação Anti-Blasfêmias - Se mentir que não pagou o dízimo, está fora
Igreja Chave do Éden - Com atendimento 24h para troca de segredo
Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta - Lordose, sifose e outras torturas não são bem vindas
Igreja Batista Incêndio de Bênçãos - Sede no Ed. Joelma
Igreja Explosão da Fé - Tipicamente Muçulmana
Igreja Pedra Viva - Fundada sobre as placas tectônicas
Comunidade do Coração Reciclado - Associada à ONG PET no LIXO
Cruzada de Emoções - Específica para alas, ponteiros agudos e volantes que chegam à linha de fundo
Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém - E ouve Calypso.
Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo - Missas transmitidas pelos canais HOT
Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo - Versão moderna da Igreja Navegantes
Comunidade Arqueiros de Cristo - Todos ex-goleiros portugueses
Igreja Automotiva do Fogo Sagrado - Para os funcionários da GM que serão demitidos quando a fabricar migrar para um outro país com mão de obra sagrada
Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo - Igreja do Sílvio Santos
Igreja Palma da Mão de Cristo - Banda de pagode convertida para o samba na palma da mão
Igreja Menina dos Olhos de Deus - Igreja oftalmológica
Associação Evangélica Fiel Até Debaixo DÁgua - Para escafandristas
Igreja Batista Ponte para o Céu - Com os comentários na RBS, o Batista não vai pro céu
Igreja da Cruz Erguida para o Bem das Almas - Bispos Power & Guido
Igreja Filho do Varão - Eles usam batina para esconder o Varão
Igreja da Oração Eficiente - E-mail direto para o Homem com aviso de recebimento
Igreja Socorrista Evangélica - Ligue 192
Igreja Cristo é Show - O ingresso antecipado é mais barato
Igreja Barco da Salvação - ideal para a cidade de São Paulo, Marginal Pinheiros
Igreja Evangélica Bola de Neve - para climas temperados
Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado - especialista em picanha na tábua
Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo - baba sagrada
Igreja Evangélica Luz no Escuro - luz no claro não é economicamente sustentável
Assembléia de Deus Batista A Cobrinha de Moisés - difamação histórica do tamanho do pinto do Mô.
Assembléia de Deus Fonte Santa em Biscoitão - projeto fome zero
Igreja Bailarinas da Valsa Divina - Vivaldi redivivo
Igreja Batista Floresta Encantada - Schrek é o Senhor
Igreja do Louvre - culturalmente correta
Igreja MTV, Manto da Ternura em Vida - apresentação Marcos Mion e Marcelo Adnet
Igreja Quadrangular O Mundo É Redondo - seria melhor a Igreja Circular do Mundo Redondo
Igreja pentecostal Esconderijo do Altíssimo - a criminalidade é tanta que o Homem está se escondendo
Ministério Favos de Mel- apicultores reunidos m nome do senhor
Igreja do Evangelho Integral - encontros no restaurante Prato Verde

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Uma droga silenciosa


Enquanto alguns países discutem a legalização da maconha, ou os efeitos nefastos do consumo de crack e cocaína para a sociedade, uma droga silenciosa vem afetando nossos cidadãos de todas as faixas etárias. Crianças, jovens, adultos e até idosos são vítimas do consumo desenfreado, abusivo e legalizado de Fanta.

Sob a imagem de um inocente refrigerante, a poderosa empresa que produz a bebida maldita de laranja e de uva (que de laranja e de uva só tem a cor)vem lucrando uma verdadeira fortuna em cima da dependência causada por uma substância adicionada ao aparentemente inocente refrigerante chamada bambochinis malditis cassildis.

A bambochinis malditis cassildis foi encontrada em 1989 na urina de jovens jamaicanos fãs de reggae e devotos de Armandinho.

A substância produz efeitos alucinatórios para Jim Morrison nenhum botar defeito. Entre as sensações mais comuns descritas pelos usuários estão a sensação de refrescância, sede extinta, desejo de continuar bebendo, leve estupidez, felicidade sem razão, euforia e alucinações onde o sujeito acha que CPM 22 é rock, Armandinho é reggae, Eminem é RAP e São Paulino é macho.



Em 2006, sob a criação da Ogilvy & Mather de Nova York e pretendendo falar a língua dos adolescentes, a Fanta lançou a campanha: "Beba fanta e fique bamboocha". Os personagens principais da campanha eram JIMMY HUMUHUMUNUKU NUKUAPUA-A e seu Irmãozinho.

A expressão bamboocha surgiu como gíria entre os usuários da droga para descrever o estado de espírito do indíviduo sob o efeito da bebida.

Por se tratar de uma droga cara, nas periferias do Brasil se popularizaram versões misturadas do alucinógeno chamadas de Sukita, Schin Laranja, Maracanã Laranja, Mirinda,Crush,Tang laranja, agente laranja e muitas outras variações...


Pobre sem dinheiro pra comprar Fanta e viciado em Crush

Tais bebida possuem uma taxa mínima de bambochinis e geralmente são misturas com compostos que fazem mal à saúde como o kisukis acidus.

O músico, poeta e filósofo Falcão em uma de suas memoráveis canções "Veneno também mata" já apontava para tal fenômeno social:

O médico falou: “Deu positivo!”
Não sei por quanto tempo estarei vivo
Agora eu sei que nada adianta
Mas nunca em minha vida eu deveria
ter bebido aquela fanta

Talvez eu não devesse ter falado
Agora, vou perder meu patrocínio
E de acordo com esse raciocínio
Pra não ser injusto ou dar desgosto
Eu vou falar também dos outros




No México, Chaves foi o primeiro a comercializar a bebida bamboochante. A variação mexicana da bebida provocava alucinação paladativa, olfativa e visual, fazendo com que o individuo bebesse suco de uva com gosto de limão e cor de laranja, ou suco de laranja com gosto de uva e cor de limão, ou suco de limão com gosto de laranja e cor de enfim...


Por se tratar de uma droga sociável, a Fanta se propagou muito no meio artístico, principalmente entre apresentadores infantis que tiveram suas carreiras e vidas totalmente dilaceradas pela dependência.

Na foto acima vemos Jéssica e Cauê, a primeira ainda na infância demonstrou ser superdotada com conhecimentos avançados de física quântica, o segundo aos seis anos já era o capitão do time de rugbi da escola.

Após o consumo desenfreado de Fanta, Jéssica passou a sofrer de paralisia facial e sua voz afinou passando a falar tão somente frases feitas e seus familiares relatam que hoje ela passa o dia a chamar incessantemente por desenhos.

"E agora deseeeenhoooo!!!!

Cauê por sua vez virou são paulino e internado em um manicômio passa o dia realizando coreografias de músicas imaginárias.


Criaturas que surgem frequentemente nas alucinações dos viciados em Fanta.


O que você vê ao tomar Fanta enquanto ouve Beatles.


Jovem apresentadora que passou por diversas internações em clínicas de reabilitação

canção composta sob o efeito bamboocha:

Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar
Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar (2x)

Natureza deusa do viver
A beleza pura do nascer
Uma flor brilhando à luz do sol
Pescador entre o mar e o anzol

Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar
Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar (2x)

2x)


Portanto, que isso sirva como alerta para os pais e para a sociedade. Mantenham as crianças longe dos refrigerantes.


Se alguém lhe oferecer Fanta, diga "Não!", mas diga: "Não! obrigado!", afinal seja educado!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Meus parachoques para mim!!


Parabéns! Huhu!Parabéns! Huhu!

Hoje completam vinte e dois anos que Dona Izabel abriu as pernas e jogou no mundo essa coisa linda, cheirosa e folgada que vos fala.

O dia 13 de julho é o dia mundial do rock em minha homenagem, embora eu não tenha feito nada em contribuição ao ritmo, também não o prejudiquei ao contrário de muitos, vai ver foi por isso que me homenagearam.

Na verdade pra quem não sabe, o dia 13 de julho não é o dia do aniversário de John Lennon, nem de Elvis, nem de Hendrix, e também não é o de Chimbinha.

No dia 13 de julho de 1985 ocorreu o Live Aid(em Português, Ajuda ao Vivo) concerto de rock organizado por Bob Geldof e Midge Ure com o objetivo de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia.

Os concertos foram realizados no Wembley Stadium em Londres (com uma platéia de aproximadamente 82,000 pessoas),no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia (aproximadamente 99,000 pessoas)e no Romeirão em Juazeiro do Norte (aproximadamente 830 pessoas)

Alguns artistas apresentaram-se também em Sydney, Moscou,Japão e Iranduba. Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos — estima-se que 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido a apresentação ao vivo.

Bob Geldof já havia entrado pra história do rock pelo papel principal da versão em filme de "The Wall" feita em 1982 pela MGM sob o título de "Pink Floyd: The Wall". Filme realizado por Alan Parker e baseado no álbum do Pink Floyd.

Lista das figuras que participaram:

Wembley Stadium, Londres

Coldstream Guards
Status Quo
Style Council
Boomtown Rats
Adam Ant
Ultravox
Spandau Ballet
Elvis Costello
Austria For Afrika (filmado na Áustria)
Shahrouz Homavaran
Frankito Lopes e The Band
Nik Kershaw
Sade
Sting
Phil Collins
Howard Jones
Autograph (tocando em Moscou)
Beto Barbosa
Bryan Ferry (com David Gilmour e Chimbinha na guitarra tocando em Óbidos)
Band Für Afrika
Paul Young
Paul Young,Alison Moyet,Roberto Villar e The Papudinho's
U2

Ligação entre os estádios Wembley e JFK;

Dire Straits' e Sting
Queen
David Bowie
The Who
Phil Collins e Steve Blacknell
Elton John
Elton John,Kiki Dee e Zezinho Correa
Elton John, Kiki Dee, Wham!, Zezinho Correa e Nunes Filho
Freddie Mercury e Brian May (Queen)
Paul McCartney e Reginaldo Rossi
Band Aid (liderada por Bob Geldof)
Bernard Watson
Joan Baez (apresentada por Jack Nicholson)
The Hooters
The Four Tops
B. B. King
Billy Ocean
Black Sabbath (apresentado por Chevy Chase e Raul Gil)
Yu Rock Mission (tocando em Belgrado)
Rick Springfield
REO Speedwagon
Crosby, Stills and Nash
Judas Priest
Bryan Adams
The Beach Boys (apresentado por Marilyn McCoo)
David Bowie e Mick Jagger
Simple Minds
The Pretenders
Santana,Pat Metheny e Reginaldo Rossi
Ashford & Simpson
Kool & the Gang
Madonna
The Cars
Neil Young
Power Station
Thompson Twins
Thompson Twins com Madonna,Nile Rodgers e Capim Cubano
Eric Clapton (com Phil Collins)
Phil Collins (após tomar um Concorde da Inglaterra para os EUA)
Led Zeppelin (com Tony Thompson, Paul Martinez e Phil Collins)
Crosby, Stills, Nash & Young
Duran Duran (a última apresentação dos cinco integrantes originais até 2003)
Patti LaBelle
Mick Jagger, Tina Turner e Alcione.

Conclusão no JFK Stadium:

Bob Dylan, Keith Richards e Ronnie Wood
USA for Africa (liderada por Lionel Richie e Joelma)
INXS (tocando em Melbourne)
Men at Work (tocando em Melbourne)

Live Aid Japão

Loudness (gravado no Japão)
The Off Course (gravado no Japão)
Eikichi Yazawa (gravado no Japão)
Motoharu Sano (gravado no Japão)

Live Aid Juazeiro

Silvinho
Nando Cordel
Barto Galeno, Odair José e Fernando Mendes
Raimundo Soldado (video ao vivo de Bacabal no Maranhão)

Nasci em 1988, mas os presságios de meu surgimento remontam ao livro do Apocalipse e aos Vedas Brâmanes. Se puderem perceber, muitos eventos aparentemente aleatórios indicavam já o meu nascimento.

Por exemplo, em 13/07/1793 a monarquista Charlotte Corday entra na casa do líder revolucionário francês Jean-Paul Marat e o mata enquanto ele está na banheira, mais tarde, no dia 13/07/1878 o Tratado de Berlim torna a Sérvia completamente independente.

Em 13/07/1917 ocorre a terceira das seis aparições da Virgem Maria às três crianças de Fátima, Portugal. O que a Igreja esconde é a visão trazida aos pequenos camponeses de um garoto cabeçudo, pequeno, barbudo e com uma garrafa de ypioca na mão.

Em 13/07/1930 o Francês Lucien Laurent marca o primeiro gol da história das Copas do Mundo FIFA. 9 anos depois Frank Sinatra grava seu primeiro disco.

Outro sinal, em 13/07/1945 - Segunda Guerra Mundial - Projecto Manhattan: A primeira arma nuclear da História (nome de código Trinity) é montada no deserto de Alamogordo (Novo México).

Outros eventos ocorridos no dia 13 de Julho:

1968 - A brasileira Martha Vasconcellos é eleita Miss Universo.
1977 - Um blecaute deixa a cidade de Nova York no escuro por 25 horas. A polícia prende cerca de 3 mil pessoas sob suspeita de saque.
Instituído no Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei N° 8069/90.

Nascimentos:

100 a.C. - Júlio César, líder político e militar romano
1590 - Papa Clemente X (m. 1676).
1597 - Sebastian Stoskopff, pintor e desenhista alemão (m. 1657).
1793 - John Clare, poeta inglês (m. 1864).
1841 - Otto Wagner, arquiteto austríaco (m. 1918).
1859 - Sidney Webb, político britânico (m. 1947).
1869 - Eugênia Ana dos Santos, sacerdotisa importante da Bahia (m. 1938).
1928 - Tommaso Buscetta, mafioso italiano (m. 2000).
1933 - Theresa Amayo, atriz brasileira.
1942 - Harrison Ford, ator estadunidense.
1946 - João Bosco, cantor, violonista e compositor brasileiro.
1950 - Ma Ying-jeou, político taiwanês.
1972 - Murilo Benício, ator brasileiro.
1973 - Roberto Martínez, ex-futebolista espanhol.
1974 - Jarno Trulli, piloto italiano de Fórmula 1.
1987 - Meu companheiro e irmão Dolfinho
1990 - Minha querida cunhada Tanara Perin

Falecimentos


574 - Papa João III.
939 - Papa Leão VII.
1491 - Príncipe Afonso de Portugal, herdeiro do rei João II (n. 1475).
1951 - Arnold Schönberg, compositor alemão (n. 1874)
1954 - Frida Kahlo, pintora mexicana (n. 1907)
1986 - Orígenes Lessa, jornalista, contista, novelista, romancista e ensaísta brasileiro (n. 1903)
2002 - Cláudio Rodrigues de Mattos (Claudinho), cantor e compositor brasileiro, integrou a dupla Claudinho e Buchecha (m. 1975).

Mas o dia 13 de julho é famoso mesmo por ser o dia do Engenheiro de Saneamento, palmas pra eles!

domingo, 11 de julho de 2010

Corrida Presidencial



Terminada a copa, com a seleção espanhola finalmente deixando de provocar a fúria de seus torcedores e a laranja mecânica mais uma vez voltando só o bagaço pra casa, o no seu aro entra no clima da corrida presidencial.

Dilma parece ter aprendido muita bem a lição de Lula para se tornar presidente e não foi apenas sua cara que mudou, a plataforma e os ideais também. Com as inúmeras concessões e reajustes, seu programa político parece informativo de tv por assinatura, não informa nada e agrada todo mundo.

Já sobre Jose Serra e a tucanada são dispensáveis maiores comentários. Viúva de FHC e Comadre do Gugu, inobstante a patética postura daqueles que o apoiam, enquanto os neoliberais franceses tem Sarkozy como simbolo máximo, vemos que até os burgueses brasileiros precisam conviver com ideologia de segunda mão.

A corrida presidencial, que a mídia pretende tornar bipolarizada, mostra a face ridícula de seus dois maiores candidatos e cada um tenta fortalecer seus pontos fracos.

Em uma entrevista a uma grande revista, um candidato ressaltou a importância da parceria com o setor privado, enquanto o outro explora sua imagem em um comercial de TV onde aparece um autor de cordéis com um carregado sotaque nordestino dizendo: “esse é bom”.

O primeiro candidato é Dilma. O segundo, Serra.

Correndo por fora, Marina se lança como opção, opção dessa eleição se prolongar para o segundo turno entre Dilma e Serra.

Marina vive num bizarro mundo de ecologistas e evangélicos, defensores da legalização do aborto e da maconha e neandertais fundamentalistas, conciliando ambos os setores.

Comungando em parte com o ideário de ambos, Marina ainda tem como vice, um empresário muito bem sucedido, que tenta dar ares de responsabilidade social à sua empresa, mas está sendo acusado de construir sua pequena mansão na Bahia em área de proteção ambiental.

Bizarrices da política e do Brasil.

Se de tal trio não vemos nada de novo no front, velhos candidatos ditos nanicos estão aí com pouco espaço, muita ideia, e pouco crédito.

Os nanicos exercem peso, e esse ano teremos seis. Juntando a perspectiva de votos de todos, chegamos a 1% que podem fazer falta aos que estão nas cabeças.

E ainda: As emissoras de televisão, em virtude da obrigatoriedade de dar espaço a todos, se recusam a realizar debates evitando dar voz à ideias e opiniões um pouco inusitadas e contrárias à política editorial dos gigantes da comunicação.

Por isso, o no meu, no seu, no nosso aro, convoca todos os seus leitores a avaliar melhor estes nanicos e dar crédito a eles, afinal, por qual motivo sempre torcemos para os mais fracos no esporte, mas na hora de escolhermos nosso presidente, coisa muito menos importante, não incentivamos os pequenos?



Ruy Costa Pimenta- PCO – Barbudo e de óculos, foge do padrão típico da extrema esquerda. Sua fama veio com o bordão da candidatura de 2002: “Quem bate cartão não vota em patrão”. Costuma dizer que eleição é um jogo de cartas marcadas, mas concorre para despertar os trabalhadores para a luta.
Seu bordão foi roubado por um grupo de adolescentes em 2006 que passou a divulgar a frase “Quem bate bronha não encosta na fronha” na rede mundial de computadores.



Plínio de Arruda – PSOL – Intelectual que abandonou o PT (mostrando que embora seja intelectual também é inteligente) e agora disputará a presidência pelo PSOL (Partido Socialismo Ou Liberdade). Plínio promete desapropriar toda terra com mais de 500 hectares, mesmo produtiva (Não sei quanto é 1 hectar, mas 500 acho que não tenho). Pretende ainda extinguir o ensino particular, mas sua maior dificuldade está em conseguir a aceitação de sua colega de partido Heloisa Helena.



Zé Maria – PSTU – Esse é rodado. Dissidente do PT, promete estatizar bancos, grandes empresas e propriedades privadas e salário mínimo de R$ 2.000,00, seu bordão é “contra burguês vote 16”. Sempre quis saber por qual motivo o Demo não optou por outro número e lançou o “Contra o proletariado vote 24”. Seu bordão também foi roubado por um grupo de adolescentes que passaram a espalhar o infame “Quem paga boquete, o meu apartamento é o 17”.



Levy Fidelix- PRTB – Fidelix, filho de Fidel Castro com o Gato Félix (Essa foi podre) tem como proposta principal o aerotrem, promessa repetida exaustivamente em outras campanhas. O aerotrem é um aeroporto para trens voadores. Promete também usar 1% do dinheiro do pré-sal para dar dentistas ao povo.
O aerotrem é a meta principal da plataforma de seu partido (PRTB- Partido Restaurador dos Trenzinhos Brasileiros).
Seu maior fracasso é nunca ter emplacado o jingle: “Vem, vem, vem, vem que tem... Levy Fidelix é O Homem do Aerotrem!”



Ivan Pinheiro – PCB – O menos conhecido de todos, Ivan pretende só pra aquecer começar extinguindo o Senado. Lugar que “virou prêmio para caciques ultrapassados e em fim de carreira”. Acho que para ajudar quando o projeto for passar pela Casa, o PCB lançou candidatos a Senador em oito Estados do país.



José Maria Eymael – PSDC –O mais famoso de todos os nanicos principalmente pelo seu jingle “Ei, ei, Eymael”. 6114 internautas já baixaram o ringtone pelo site do PSDC, o que representa mais do que os votos que ele terá na eleição. O sucesso é tamanho que já se encontra o “Ei, ei, Eymael” em três novas versões: axé, sertanejo universitário e milonga.

Em 1985, Eymael foi candidato a prefeito de São Paulo, mas não se elegeu, ficando nas últimas posições. Mas seu jingle de campanha, cujo refrão dizia "Ey Ey Eymael, um democrata cristão", ficou bastante popular.

O jingle tem uma finalidade lúdica, se você vê uma pessoa passando você diz: “Ei!” Se ela se vira você continua “ei, ei, Eymael".

Seu grande trabalho como parlamentar ajudou muito Deus nosso Senhor, que não fez nada e ainda parou na Constituição. Quando da Assembleia Nacional Constituinte, Eymael foi o autor do pronunciamento defendendo a manutenção do nome de Deus no preâmbulo da Constituição Federal,opondo-se a proposta que propunha a sua retirada.

Dos seis candidatos, Eymael disponta nas últimas pesquisas de intenção de voto na frente dos demais, segundo pesquisas do IPDSA (Instituto de Pesquisas do Seu Aro) Eymael tem a preferência de três eleitores, sua irmã, sua tiã Adelaide e sua mulher, além do seu próprio voto.

Fidelix larga em segundo com o seu voto e o de sua mãe, depois de convencer a velhinha de que uma das estações do aerotrem passará perto de sua casa.

Ruy Costa Pimenta tenta emplacar o primeiro voto convencendo sua mulher a votar nele, porquanto não pode contar com seu próprio voto, já que votar em si, para ele, é um ato egoísta, egocentrico, neoliberal e pequeno-burguês.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

PEC Importantíssima




Cristovam Buarque protocola PEC para tornar a felicidade um dever do Estado

Eu sempre admirei a coragem do Cristovam Buarque em defender o que parece chato, lugar comum, utópico, não prático.

Mas agora, complicou:

De UOL Notícias

"O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) protocolou hoje (7), no Senado, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para incluir o “direito à busca da felicidade” na Constituição. A proposta será encaminhada para discussão na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, informou a assessoria do senador.

Ao comunicar que a PEC havia sido entregue, a equipe de Cristovam disse que Coréia do Sul, Japão e França já incluíram o direito à felicidade em “documentos de consolidação da democracia”. De acordo com o senador, “a proposta é a inclusão da felicidade como objetivo do Estado e direito de todos”.

Para defender a proposta, a equipe do senador citou o reino do Butão, onde há o Índice Nacional de Felicidade Bruta (INFB), calculado com base em indicadores que envolvem bem-estar, cultura, educação, ecologia, padrão de vida e qualidade de governo.

Ao todo, 34 senadores assinaram a “PEC da felicidade”: Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Roberto Cavalcanti (PRB-PB), Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Marcelo Crivela (PRB-RJ), Jorge Yanai (DEM-MT), Hélio Costa (PMDB-MG), Cícero Lucena (PSDB-PB), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Acir Gurgarz (PDT-RO), Flávio Arns (PSDB-PR), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Marisa Serrano (PSDB-MS), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Geraldo Mesquita (PMDB-AC), José Agripino Maia (DEM-RN), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), José Nery (PSOL-PA), Pedro Simon (PMDB-RS), Efraim Morais (DEM-PB), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Romero Jucá (PMDB-RR), Valdir Raupp (PMDB-RO), Serys Slhessarenko (PT-MT), Jayme Campos (DEM-MT), Jefferson Praia (PDT-AM), Marconi Perillo (PSDB-GO), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Antônio Carlos Júnior (DEM-BA), Eduardo Suplicy (PT-SP), Romeu Tuma (PTB-SP), Renato Casa Grande (PSB-ES) e Paulo Paim (PT-RS)".

*Com reportagem de Fábio Brandt, em Brasília


È impressionante, como tal inclusão tornou os franceses mais felizes. Principalmente a população magrebina vítima da política fascista de Sarkozy e companhia.

E o butão? O nosso diante de tais propostas fica que não entra uma melancia.

domingo, 27 de junho de 2010

Promoção: Amasse seu aro e apareça no seu aro!!!




O no seu aro sempre com grandes promoções lança agora a grande chance de você aparecer no blog! Melhor que o "Caminhão do Faustão" e o "Gugu na minha casa", no seu aro lança a promoção: "Amasse seu aro e apareça no seu aro!".

O título é auto-explicativo e as melhores amassadas ganham um post no blog.



E a nossa primeira premiada foi Ivelize Silva de Souza que conseguiu esta proeza constante das fotos aqui apresentadas.

Segundo depoimentos de populares colhidos pela equipe jornalística do seu aro de plantão, Ivelize trafegava por volta das quatro da manhã pela Avenida Torquato Tapajós (Manaus) no sentido Centro-Cidade Nova, quando teria perdido o controle da direção do veículo e invadido um canteiro de flores em frente ao estabelecimento "COMERCIAL RISADINHA".



A motorista nada sofreu e os outros quatro tripulantes do prisma desgovernado sofreram lesões leves.

Logo após a colisão com o canteiro de flores, Ivelize não perdeu tempo, e antes mesmo de chamar a ambulância, os bombeiros, a guarda costeira ou os escoteiros mirins acionou logo o membro do seu aro de plantão, no caso eu, para relatar o ocorrido.



Pela manhã foi possivel analisar melhor o estrago. Segundo fonte confidencial, Ivelize na verdade estaria tranquilamente dirigindo seu veículo,quando em um súbito lapso de romantismo, teria tentando colher uma das flores do canteiro do comercial risadinha com automóvel ainda em movimento.

O cálculo saiu errado e deu no que deu.



Ivelize não perdeu o bom humor e o espírito esportivo passando horas sendo sacaneada pelo presentes, inclusive pelo trio de policiais acionados para verificar o ocorrido.

Aproveitando o espaço, queremos mandar um abraço para o Aspirante Cabral que compreendeu o animus jocandi da situação e inclusive riu dos inúmeros trocadilhos e piadas feitas em cima do acidente.

LEMBRANDO: o melhor amasso de aro irá ganhar:

1- Um tubo de kY
2- Um DVD autografado de Frankito Lopes - O Rei dos Bregueiros
3- Uma Tapauer
4- Um Vale-Transporte
5- Um figurinha do Aldair no álbum oficial da copa de 94.

Pq você é jovem!!!!

E este post é um oferecimento da COMERCIAL RISADINHA!

COMERCIAL RISADINHA a parceira do Agro-Negócio!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Adocica meu amor!



Quem se regozija com Calipso hoje em dia, não pode deixar de considerar que há muito tempo o Estado do Pará vem fornecendo o que há de melhor na MPB.

Depois da gripe espanhola, a febre da lambada foi a mazela que mais trouxe vítimas na história da humanidade.

O maior responsável pela expansão do mal se chama: Beto Barbosa. Paraense.

Alguns dizem que a lambada foi inventada pelo próprio demônio e os movimentos fariam alusão ao modo de mover-se no inferno em meio às chamas.

o que importa é que a Lambada virou mania no mundo. Sendo tema até de filme de holywood.



The Forbidden Dance- Lambada, A Dança Proibida é um filme americano estrelado pela ex-Miss EUA, Laura Harring em 1990. Nisa (Laura Harring), uma bela princesa do Brasil, que se preocupa em acabar com a destruição de sua vila e da floresta tropical por uma grande corporação multinacional, viaja para Los Angeles para se encontrar com Benjamin Maxwell (Richard Lynch), o presidente da empresa.

Mas sua visita é em vão, ela é avisada para marcar um encontro. Desanimada e desencorajada, Nisa aceita um emprego como empregada doméstica para se manter na América e finalmente ter o encontro.

Porém ela se apaixona por Jason (Jeff James), o belo filho dos patrões. Ela decide ensiná-lo a apaixonada e erótica dança de sua terra... Lambada.

Juntos eles decidem que a única maneira da mensagem chegar ao povo americano é entrando num concurso de Lambada. Mas Ashley (Barbra Brighton), a ex-namorada de Jason, se une a Benjamin Maxwell, ele para impedir que sua empresa seja denunciada e ela pra se vingar por ter sido preterida por Nisa.

Jason e Nisa estão dispostos a não se deterem em nada que os mantenha fora da pista de dança e ganham o concurso aproveitando o espaço na mídia para veicular uma campanha preservacionista e assim salvar a aldeia de Nisa.

Curiosamente, segundo o filme, no Brasil se fala espanhol.

Enfim, apesar da beleza e sensualidade do ritmo que tomou o mundo. Beto Barbosa também era um grande poeta, atento para as questões mais atuais da sociedade brasileira.

Barbosa tinha o ritmo e a melodia. Faltava uma letra. Em uma tremenda crise de criação que afeta constantemente grandes gênios, Beto não conseguia expressar suas emoções no papel(só no higiênico).

Um dia, revirando antigos trabalhos seus feitos durante a faculdade de publicidade e propaganda em Nova Iorque, Beto encontrou um jingle criado para uma campanha de um novo adoçante que dizia ter sabor exatamente igual ao açúcar.

Não deu outra. Bastaram alguns ajustes e um dos maiores clássicos da MPP (Música Popular Paraense) estava pronto.

Adocica, meu amor, adocica,
Adocica, meu amor, a minha vida, oi...
Tá que tá que tá ficando
Ficando muito legal
Nosso namoro é veneno
Veneno do bem e do mal (bis)

Na estrofe inicial Beto brinca com a relação do mito cristão da serpente e do veneno. O jogo da sensualidade na Lambada sempre remete ao mito judaico-cristão da queda do paraíso.

Mas o veneno destilado é do bem e do mal, ou melhor, vai além do bem e do mal, supera os impasses religiosos e toma o amor como afeto livre e desinibido das amarras morais.


Adocica, meu amor, adocica,
Adocica, meu amor, a minha vida, oi...
Bate feliz o meu coração
Quando vê você (bis)
Adocica, meu amor, adocica,
Adocica, meu amor, a minha vida, oi...
Lua luanda encanta
Os meus caminhos sem fim
Quero ter você pra sempre
Sempre pertinho de mim, oi...
Morena coce gostoso
Magia do meu prazer
Me faz de gato e sapato
Me dá, me dá mais prazer
Bate feliz o meu coração
Quando vê você (bis)

Vejam que o alcance do prazer se torna o lugar da efetivação do homem, para além das amarras sociais.

O masoquismo, a magia, o sombrio, a sensualidade, enfim, todas as manifestações passam a ser puras e genuinas expressões do ser humano, demasiado humano. Beto Barbosa é um grande nietzcheano.

Luiz Caldas: Haja Amor



O no seu aro estava devendo um post sobre o grande Luiz Caldas, inventor do deboche.
Analisaremos uma de suas grandes interpretações, a canção Haja Amor.

Quando garoto, de origem humilde, Luiz começou a apresentar-se com bandas amadoras. Já aos dez anos de idade viajava por pequenas cidades, onde participava de shows. Aprendeu, assim, a tocar vários instrumentos, tendo praticamente vivido no meio musical.

No início dos anos 70 o então Luiz Caldas foi morar em Vitória da Conquista-BA e ganhou a vida trabalhando em alguns comércios da cidade (Panificadoras, supermercados e bares) exercendo a função de serviços gerais, mas nas horas vagas tocava no ¨conjunto¨ musical de um famoso músico da época, chamado João Faustino.

Luiz Caldas foi um dos cantores que, misturando ritmos baianos introduziu nos trios elétricos uma nova sonoridade através de novos instrumentos (como o teclado), inaugurando uma nova era na cultura musical da Bahia, embrião da Axé Music.

Seu apogeu veio quando ganhou a Coroa de Prata no programa Rei Majestade, do SBT e apresentado por Silvio Santos.

E a música:

Eu queria ser uma abelha
Prá pousar na tua flôr
Haja Amor! Haja Amor!
Fazer zum-zum na cama
E gemer sem sentir dor

Em outra oportunidade verificamos a constante necessidade do eu-lírico nas músicas populares em se transformar em algo para expressar seu afeto, queria ser uma abelha, quem dera ser um peixe. Parece que ante a frustração da relação humana, resta ao poeta conjecturar a efetivação do amor em planos animais.

Gemer sem sentir dor é uma dos achados poéticos mais felizes da MPB, uma das maneiras mais singelas de se descrever o coito.


Haja Amor! Haja Amor!...
Na colméia dos teus sonhos
Quero ser teu cantador
Haja Amor! Haja Amor!
Pois batuqueiro é batuqueiro
E cantador é cantador


Nessa estrofe, Luiz Caldas estabelece uma hierarquia irrevogável, afirma veementemente que batuqueiro é batuqueiro e cantador é cantador, uma crítica feroz aos intérpretes percussionistas da música, demonstrando sua posição firme no sentido das coisas não se misturarem.

Curiosamente, Luiz é um exímio percussionista.

Haja Amor! Haja amor!...
Haja Amor prá plantar
Haja Amor prá sorrir
Haja Amor prá viver
Haja Amor
Seja flôr
Anjo no céu...


O apelo à imagens extremas, flor da terra, anjo do céu, amplia o poder da imagem para algo intenso, teogônico.

Eu queria ser uma abelha
Prá pousar na tua flôr
Haja Amor! Haja Amor!
Fazer zum-zum na cama
E gemer sem sentir dor
Haja Amor! Haja Amor!...
Na colméia dos teus sonhos
Quero ser teu cantador
Haja Amor! Haja Amor!
Pois batuqueiro é batuqueiro
E cantador é cantador
Haja Amor! Haja amor!...
Haja Amor prá crescer
Haja Amor prá subir
Haja Amor prá vencer
Haja Amor
Seja flôr
Anjo no céu...

Beautiful...

Frankito Lopes: O Indio Apaixonado



Em janeiro estive em Fortaleza, e peguei minha vó Dona Lourdes, sempre antenada com as questões pos-modernas, escutando um mp3 supimpa de um tal de indiozinho do amor.

Escutei e aprovei. Chegando em Manaus pude saber mais...

Descendente de uma tribo indígena da Ilha do Bananal, no Estado de Mato Grosso, Frankito Lopes marcou território com um repertório romântico com forte acento regional, no Norte e Nordeste do Brasil.

Influenciado por boleros e guarânias, Frankito, que se auto-intitula o Índio Apaixonado, lançou em 2003 seu primeiro CD, “Frankito Lopes”, com os hits "A Namorada Que Sonhei” e “É Paixão e Nada Mais”.

Frankito Lopes deveria ser considerado o precussor da world music no Brasil. Com seus penachos, cabelêra longa, indumentária indígena (mais de um apache americano que um nativo do Araguaia) e trejeitos de pop-star, o índio apaixonado faria sucesso neste mundo globalizado.

Frankito fez fama com canções como "Quero Dormir em Teus Braços", "Eu Canto Porque Sou Apaixonado", "Cantando e Chorando", D"eixe Meu Cabelo", "Opala Vermelho", e tantas outras pérolas, de rocks a guarânias, recheadas de "ui-ui-ui's", acabou transformando-se no Rei dos Bregueiros. E tem súditos pra segurar o título.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dance com Nunes Filho!!



Retomando nossas encetadas pelo meio musical, depois de uma análise sobre o talento e a obra do muso do brega Raimundo Soldado (procure no arquivo) o no meu, no seu, no nosso aro, tem a honra de tratar sobre o maior exponente da MPA (Música Popular Amazonense): Nunes Filho, o Príncipe do Brega.




Sir Nunes Abramovich Rockfeller Ford Abravanel Onassis de Orleans e Bragança Rossi III Filho (Copenhague, 29/01/1950) é herdeiro direto dos tronos de Olinda (da dinastia Rossi) e de Aragão, Borba, Óbidos, Manicoré e Alenquer (dinastia Andrade) e mais três territórios à sua escolha.

Criado em um meio bastante musical, nosso pequeno príncipe acostumou-se a ouvir as canções de seu pai que o acalantavam na hora do sono. Ainda criança mudou-se para Viena onde estudou piano clássico por doze anos, mas percebendo sua insatisfação com o instrumento e sua inclinação cada vez mais evidente para a dança, fugiu com o Ballet Bolshoi que realizava excursão na capital austríaca.

Foram oito anos dedicados ao balé clássico, mas os passos de Astaire falaram mais alto em seu coração e finalmente mudou-se para Nova Iorque, onde não chegou a conhecer seu ídolo, mas conseguiu papéis menores na Broadway.

A grande guinada na sua carreira ocorreu em 1977, junto com um dançarino também da Broadway de origem italiana chamado John Joseph Travolta. Nunes Filho inventaria uma nova dança que atendia diretamente ao novo movimento de discotecas e canções dançantes.

No mesmo ano surge o clássico Saturday Night Fever (Embalos de Sábado à Noite) que seria estrelado pelo príncipe, se não fosse uma torção no tendão de Aquiles, um dia antes do início das gravações, quando após horas de desgastantes exercícios, elaborava um complexo movimento que mais tarde seria empregado na ginástica artística e que se denominaria duplo twist carpado.

Nunes Filho foi substituído pelo colega Travolta e decepcionado por este não ter lhe dado nenhum crédito na criação dos passos, resolveu voltar para uma de suas glebas, Borba, e prometeu para si que nunca mais voltaria a dançar.


O Ingrato Travolta colhendo os frutos do talento de Nunes Filho


Mas a dança estava na alma de nosso Príncipe. Tanto que com o vôo marcado de volta para o Brasil, Nunes se encontrava em uma estação de metrô da Big Apple quando passou por um grupo de cinco irmãos negros que cantavam e dançavam com muita desenvoltura.

Absorto em seu próprio drama, Nunes passou por eles sem dar bola, mas reteve sua atenção um garoto mais novo que possuía uma voz angelical e um gingado impressionante, Nunes com uma envergadura única, retroagiu alguns passos para deixar algumas moedas para os meninos, deslizando de trás para frente no chão encerado da estação de metrô, o movimento de Nunes Filho impressionou os jovens que perguntaram a ele como se chamava aquele estranho passo.

Nunes que ainda não compreendia muito bem o inglês americano ( Aprendeu em Oxford o britânico) perguntou o que os garotos queriam dizer.

Os jovens entenderam mal as palavras ditas pelo dançarino aristocrata e acreditaram que ele havia dito: Moonwalk.

Intrigado com o estranho movimento, um dos irmãos tentou executá-lo em casa e depois de muitas tentativas, o passo se tornou a marca do menino que mais tarde seria conhecido no mundo inteiro como o rei do pop, nada mais nada menos que Michael Jackson.

Deprimido e enfrentando problemas com drogas (carimbó e toadas de boi) Nunes Filho passou a cantar na noite Manauara. Apesar da voz inconfundível, das letras profundas e da interpretação marcante, foi considerado pela crítica especializada como inferior ao seu pai Sir Reginaldo Nunes Abramovich Rockfeller Ford Abravanel Onassis de Orleans e Bragança Rossi (O Rei), por este ter um gingado malevolente, enquanto Nunes permanecia estático no palco.

Os críticos foram impiedosos com o Príncipe chegando a afirmar que este só conseguia espaço na mídia local em razão de sua ascendência aristocratica.

Revoltado, Nunes passou a vender pessoalmente seus cds, chegando inclusive a levar seu cd autografado na casa do comprador, hábito que mantém até hoje.

A reconciliação de Nunes Filho com a dança veio em um grande evento chamado Brega in Santarém, onde vaiado pelo público ante sua inércia, superou o trauma e descumpriu sua promessa, executando um passo estranho e original que calou o público estupefato.

O passo combina as lições adquiridas no Bolshoi, com um gingado que se inspira nas fintas do craque Garrincha aliadas à sensualidade das danças caribenhas e latinas, em particular a cumbia.

Ainda hoje o movimento é difícil de ser descrito e é o campeão temático das monografias de conclusão de curso da maioria das faculdades de dança pelo país.

Uma cúpula de especialistas do naipe de Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo já buscou explicar o estranho passo, em vão. Alguns dizem que Nunes o aperfeiçoou pisando em brasas quentes, mas até hoje nada foi provado.

Certa feita, Galvão Bueno e Arnaldo César Coelho foram convidados a prestigiar um show do Príncipe no Canecão. Logo que Nunes iniciou os primeiros movimentos Galvão exclamou:

-Mas Arnaldo, é impossível isso que ele tá fazendo, a física não permite, só se ele tivesse um elástico!

O público incomodado em coro vociferou:

- Cala a boca Galvão!!

Já no curso de Dança da Faculdade de Dança, Música e Belas-Artes da Universidade de Itapipoca, o passo de Nunes Filho virou matéria autônoma: “Passinho do Nunes I (propedêutica), Passinho do Nunes II (Histórico) e Passinho do Nunes III (Execução) sendo pré-requisito para quase todas as demais disciplinas.

Ante todo o exposto, só resta ao leitor acessar o youtube e ver com seus próprios olhos a beleza, envergadura, elasticidade, elegância, sensualidade e malevolência da dança do Príncipe do Brega Nunes Filho.

http://www.youtube.com/watch?v=W-awtM4E19M

Mas não é só na dança que Nunes Filho se destaca, grande compositor, Nunes é o autor do clássico “Subindo pelas paredes”, mais conhecido como “dança da lagartixa”, onde executa seu passo fenomenal.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Noseuarofobia



Na última postagem comentei sobre os gostos e preferências peculiares que ajudam a formar uma subjetividade supostamente diferenciada nesse mundo de massificação.

Trata-se nada mais nada menos do que a vã tentativa de considerar-se como um sujeito único e de gosto próprio, não mais um "alienado".

Agora trataremos de um ponto elementar na constituição desta personalidade própria, meu pretenso intelectual.

Além de ser especialista em coisas que ninguém conhece, por uma razão clara, posto que a literatura taiwanesa não tem a mínima relevância, muito menos o cinema ucraniano, é importante que você tenha fobias que acentuem seu caráter excêntrico.

Tradição inaugurada por seres como Woody Allen, um bom cult não pode passar sem fobias. Longe de guerras, conflitos, violência social, más condições de saneamento, cumpre ao intelectual cult temer coisas abstratas que ressaltem sua sensibilidade e humanidade.

Se voê nunca achou nenhuma fobia digna de nota, segue uma larga lista de ótimas fobias, observe e escolha a mais apropriada à sua personalidade:

- Abissofobia - medo de abismos, precipícios.
- Ablepsifobia - medo de ficar cego (Cego não tem).
- Ablutofobia - medo de tomar banho (Um psiquiatra resolveria o problema do cascão).
- Acluofobia - medo ou horror exagerado à escuridão.
- Acrofobia - medo de altura.
- Aeronausifobia - medo de vomitar (quando viaja de avião).
- Agrafobia - medo de abuso sexual (quem não tem?).
- Aletrorofobia - medo de galinhas. (ornitofobia)(meu amigo Adolfo sofre).
- Algofobia - medo de dor.Idem agliofobia.
- Anatidaefobia - medo de ser observado por patos (você já reparou no olhar de um pato?).
- Automatonofobia - medo de bonecos de ventríloquo, criaturas animatrônicas, estátuas de cera (qualquer coisa que represente falsamente um ser sensível).
- Batofobia - medo de profundidade (por isso que eu não leio Paulo Coelho).
- Cainofobia ou cainotofobia - medo de novidades.
- Cinofobia - medo de cães (gatos sofrem muito disso).
- Cipridofobia, ou ciprinofobia - medo de prostitutas ou doença venéreas (besteira ter medo de uma gonorreiazinha).
- Coimetrofobia - medo de cemitérios.
- Coulrofobia - medo de palhaços (viva o Bozo!! Difusor maior dessa fobia).
- Cristãofobia, cristofobia ou cristianofobia - medo dos cristãos (eu sofro).
- Deipnofobia - medo de jantar e conversas do jantar (eu temo não ter o que jantar).
- Defenestrofobia - medo de ser atirado de janelas (Axel Follen e Isabella Nardoni sofreram disso).
- Epistemofobia - medo do conhecimento (ta aí a desculpa que você sempre quis).
- Equinofobia - medo de cavalos.
- Eremofobia - medo de ficar só.
- Escotofobia - medo de escuro.
- Estupofobia - medo de pessoas estúpidas (eu sofro).
- Falacrofobia - medo de tornar-se careca (Mikkael essa é tua).
- Farmacofobia - medo de tomar remédios.
- Febrifobia, fibrifobia ou fibriofobia - medo de febre.
- Fengofobia - medo da luz do dia ou nascer do sol.
- Filosofobia - medo de filosofia (a filosofia é mesmo assustadora).
- Flatusfobia - medo de liberar flatos a valer.
- Gamofobia - medo de casar.
- Glossofobia - medo de falar ou tentar falar em publico.
- Hexacosioihexecontahexafobia - medo do número 666.
- Hidrargiofobia - medo de medicamentos mercuriais.
- Hidrofobia - medo de água.
- Hipsifobia - medo de altura.
- Hipopotomonstrosesquipedaliofobia - medo de palavras grandes (esse nome é uma sacanagem- o cara vai ter medo do nome da própria fobia- quem designou esse nome tava de putaria)
- Japanofobia - aversão e medo irracionalde japoneses e de sua cultura (eles fazem por onde).
- Katsaridafobia - medo de baratas.
- Liticafobia - medo de processos ( o Maluf sofre).
- Maniafobia - medo de insanidade.
- Meteorofobia - medo de meteoros.
- Metifobia - medo de álcool (eu enfrento esse mal todos os dias).
- Metrofobia - medo ou ódio de poesia.
- Musofobia ou murofobia - medo de ratos.
- Nostofobia - medo de voltar para casa.
- Octofobia - medo do numero 8.
- Odontofobia - medo de dentista ou cirurgia odontológica.
- Oenofobia - medo de vinhos.
- Ofidiofobia - medo de cobras.
- Oftalmofobia - medo de estar sendo vigiado.
- Penterofobia - medo da sogra.
- Pirofobia - medo do fogo.
- Parasquavedequatriafobia - medo de sexta-feira 13.
- Selachofobia - medo de tubarões.
- Sexoafobia - medo de fazer sexo (?).
- Tacofobia ou Tachofobia - medo de velocidade.
- Tripanofobia - medo de injeções.
- Unatractifobia -medo de pessoas feias (eu sofro).
- Vacinofobia - medo de vacinação.
- Virginitifobia - medo de estupro.
- Sacrofobia- medo ou aversão à coisas sagradas.
- Gefirofobia- medo de atravessar pontes.
- Claustrofobia- medo de lugar fechados (clássico).
- Agorafobia- medo de lugares abertos.
- Necrofobia- medo dos mortos.
- Hematofobia- medo de sangue.
- Pecatofobia- medo de cometer pecados.
- Clinofobia- medo de cama ou de ir pra cama.
- Tricofobia- medo de cabelo.
- Verbofobia- medo de palavras.
- Vestiofobia- medo de roupas.
- Iatrofobia- medo de médico.
- Ginofobia- medo de mulher.
- Ombrofobia- medo da chuva.
- Talassofobia - medo de mar.
- Antofobia- medo das flores.
- Dendrofobia- medo de árvores.
- Optofobia- medo de abrir os olhos.
- Pedifobia- medo de crianças.
- Balistofobia- medo de bala (Steven Seagal é o único ser humano que não sofre disso)
- Tropofobia- medo de mudar de situação ou de lugar
- Agirofobia- medo das ruas ou de atravessar uma rua
- Cromofobia- medo de certas cores (de fato o roxo é de dar pânico)
- Nictofobia- medo da noite
- Ergofobia- medo do trabalho ( o mal do seu madruga)
- Decidofobia- medo de tomar decisões
- Antropofobia- medo de gente
- Astrofobia- medo de fenômenos meteorológicos
- Pantofobia- medo de tudo (esse tá fudido)
- Fobofobia- medo de ter medo
- Afobia - medo da falta de fobias (se você não se encaixou em nenhuma você entra nessa)

E ai? Quais fobias você tem?