A canção de hoje foi solicitada por uma leitora aflita e ansiosa por entrar no vasto mundo hermenêutico-semântico das músicas do grupo "É o Tchan". Saiba você minha cara, que não és a única a ter dúvidas quanto ao sentido de músicas de tal grupo,aliás, devemos começar por esclarecer que o "É o tchan" não é um grupo ou uma banda, mas uma corrente filosófica dissidente de outra doutrina, chamada Gerassamba.
Tudo começou com os pensadores Beto Jamaica e Cumpadre Uoxitu, a maior dupla de dois compositores da música popular brasileira, conseguindo deixar para trás erasmo e roberto, vinicius e jobim, vinicius e baden, vinicius e toquinho, vinicius e a buceta, vinicius e o uísque.
Beto Jamaica é o irmão bastardo mais novo de Bob Marley, que lançado ao mar foi encontrado nas águas de São Luis do Maranhão por uma lavadeira que mais tarde o levou para Salvador onde conheceu Uoxito, filho de um grande admirador dos pais desta nação que chamamos Estados Unidos da América , tanta admiração que o fez batizar o filho mais velho de Uoxito, o segundo de Abram o Lincon, o terceiro de Tomas Diefersu e o mais novo de Rusivelti.
Segundo a única fonte de informação confiável já inventada, melhor que a BARÇA, a descinclopédia:
"Sir Uoxito Abramovich Rockfeller Ford Abravanel Gates Onassis de Orleans e Bragança IV (Salzburgo, Áustria, 10 de outubro de 65), ou simplesmente Cumpádi Uóxito, é herdeiro dos tronos da Polônia (da dinastia Caldas) e de Uberaba do Norte-Vestfália (dos Soares). Por ordem dos pais, estudou piano clássico por correio até os 18 anos, quando foi para a Universidade de Oxford estudar Administração de Empresas. O curso, porém, não agradava a Cumpádi Uóxito, que resolveu deixar Oxford aos 21 anos. Jovem playboy, resolveu torrar a fortuna da família. Foi assim que comprou Inglaterra, Austrália, Índia, Dudinka, Omsk e três territórios a sua escolha. Ainda em 86, compra a cidade de Green Hill Zone Act 1, nos EUA, e muda seu nome para Washington Do Cumpádi, ou simplesmente Washington DC. Em acordo com o então presidente Ronald Reagan, Washington DC toma de Nashville o status de capital do país. Segundo fontes, em 87, quando já era dono de 38% do mundo, Cumpadi Uóxito financiou a venda de Maradona para o Napoli em 88. No ano seguinte, Cumpádi Washington e Beto Jamaica derrubariam o Muro de Berlim antes de, em 91, resolverem tocar seus projetos definitivamente na Bahia".
Uoxito e Jamaica desde jovens ambicionavam criar músicas fáceis de dançar e com letras que pudessem expressar seus sentimentos mais íntimos, ainda na juventude conheceram um rapaz afrobrasileiro de corpo atlético e sorriso franco que foi apelidado de Jacaré (animal que se defende com o rabo) que compartilhava das mesmas angústias e anseios.
Ainda na juventude Jamaica conheceu o amor na figura de uma rapariga, quer dizer, dançarina, que tinha uma amiga loira do bundão que trabalhava como pedagoga em uma escola da periferia de salvador.
Pois bem, Jamaica, Uóxito (agora Cumpadi depois do casamento de Jamaica com a dançarina morena), Jacaré, A dançarina morena e a Loira Pedagoga do Rabão fundaram uma seita chamada Gerassamba, tendo como mentor Gugu Liberato, considerado como patrono da música brasileira, responsável pelo resgate de nossa música graças ao apoio e tutela dados a grupos como Companhia do Pagode, Banda Mel, Banda Beijo, Cheiro de Amor, por isso é chamado por muitos de Professor Xavier. Mas logo o Gerassamba se destacaria dos demais.
Através de letras rebuscadas, Cumpadre Uóxito se consagrou como poeta ao intercalar os versos com aforismos espirituosos tais como:
"Tchu tchu tchu tchu pááááááááá"
"Tcha-an! Ordinááário!"
"Que abundância merrmão!"
Infelizmente em virtude de uma divergência filosófica, já que as composições de Beto Jamaica afirmavam um idealismo reacionário, enquanto Cumpadi Uóxito seguia firme em seu materialismo histórico bundialético o grupo se desfez dando origem ao "É o Tchan" formado pelos dissidentes do Gerassamba, ou seja, todos os antigos membros.
Observem a música a seguir:
Menina linda, não vá embora
Está chegando a hora
E você vai ter que pegar
No cabelinho, ai
Mão no queixinho, ai, ai, ai
No umbiguinho
E desce, desce, remexe sem parar
Pega, pega
Pega, pega, pega, pega
Pega, pega, pega, pega
Pega, pega, pega
Já peguei
Pega, pega, pega, pega
Pega, pega, pega, pega
Pega
Vê se pega de uma vez
Já pegou no cabelinho
Já peguei
Já pegou no narizinho
Já peguei
Já pegou na barriguinha
Já peguei
Agora, pare
Pegue no bumbum
Agora, desce
Pegue no compasso
Se o verão chegou
É só alegria
Estou no pega, pega amor
No campasso da Bahia
Tal canção expressa as mais altas ambições de Jamaica e Uóxito, o desejo de, através da música popular, descrever estados filosóficos, teorias psicanaliticas, etc.
O pegar-se é a descoberta do própria corpo, fase infantil de erotização, mas num plano filosófico, é a náusea sartreana da consciência de si-para-si. Tudo no compasso da Bahia.
Seguiremos agora analisando a música hino do movimento:
Pau que nasce torto
Nunca se endireita
Esse trecho faz alusão ao determinismo lombrosiano, o qual, fruto da concepção cristã de pecado (homem já nasce pecador) considera que o individuo não escapa de seu condicionamento natural.
Menina que requebra
A mãe pega na cabeça
Agora verificamos a questão moral expressa na mãe aturdida em face da sexualidade latente da filha.
Pau que nasce torto nunca se endireita
Menina que requebra
A mãe pega na cabeça
Domingo ela não vai
Vai, vai
Domingo ela não vai não
Vai, vai, vai
Bom, já sabemos que domingo ela não vai. Mas aonde ela não vai? Para a missa é claro. A erotização livra a menina das amarras judaico-cristãs-ocidentais.
Segure o tchan
Amarre o tchan
Segure o tchan tchan tchan
Eis o mantra. O que é o tchan?
Segundo biógrafos, Cumpadi Uóxito durante a juventude peregrinou pelo Tibet e deparou-se com a sabedoria Zen, conheceu a doutrina do tchan, palavra mágica que invoca a força vital maior, energia da vida (também sexual) íncontrolável.
Tudo que é perfeito agente pega pelo braço
Joga ela no meio
Mete em cima
Mete em baixo
Depois de nove meses
Você vê o resultado
Depos de nove meses
Você vê o resultado
O desfecho da canção traz um niilismo que não corresponde ao ideal de Uóxito, vemos a marca de Beto Jamaica, que reduz sarcasticamente todo o impulso transcendental do tchan ao mero fato de engravidar. Por essas e outras o grupo se desfez , tendo sido cada um substituido até restar como único membro da formação original (quem diria) o Jacaré.
Cada membro segue trabalhos pessoais:
Debora (a mulher de Jamaica) foi substituida por Sheilla Carvalho e hoje é dona de casa
Carla Peres a Pedagoga do Bundão depois de substituida por Sheilla Mello, casou-se com um importante intelectual e aristocrata baiano chamado Xandi e seguem uma vida reclusa nas montanhas de Feira de Santana.
Beto Jamaica não faz nada até hoje.
Jacaré continua se defendendo com o rabo.
Cumpadi Uóxito, angustiado artista pós-moderno, tenta retomar o grupo em um novo projeto: "É o tchan Acústico".
Extremamente esclarecedor. Conhecer a fundo a história e obra de um grupo tão importante na nossa cultura despertou a minha curiosidade em relação a outro grupo igualmente inspirador: o grupo Molejo. O que se esconde por trás desse outro movimento cultural? O que o seu simpático líder queria transmitir com suas letras brilhantemente elaboradas? Responda, ó grande guru!
ResponderExcluirsuspeitei desde o princípio!!! kkkkkkk....
ResponderExcluir