terça-feira, 9 de março de 2010

Pirocoptero e a Corrida Espacial Cearense



Pra você que repetiu inúmeras vezes essa frase: "Não quero o pirulito, quero o pirocóptero!" E que ouvia e cantarolava a rima super criativa da antiga propaganda dos anos 80: "Pirulito que voa voa, pirulito que vai voar, quem gosta de mim é ele e quem gosta dele sou eu" .

Eu digo: Seu retardado.


Feito com um palito de plástico(revestido de adamantium), e uma hélice metricamente desenhada em seus mínimos detalhes para dar uma aerodinâmica espetacular, o pirocóptero foi o "brinquedo" mais consumido dos anos 80 e 90.

Após você chupar um delicioso pirulito sabor cereja, ou morango sabor cereja, ou cereja sabor morango.. você passava o dia todo brincando com o magnífico pirocóptero, tentando fazer com que aquela porra voasse sem cair no telhado do vizinho.

Criado por Leonardo da Vinci, que não possuia recursos para desenvolvê-lo, e sofisticado por Santos Dumont, no final da Guerra Fria o protótipo original foi estudado e as pesquisas retomadas pelo Brasil, particularmente pelo Ceará.

O IFAEEI (Instituto de Fisica, Astronomia e Engenharia Espacial de Itapipoca) retomou o projeto na tentativa de inserir o Ceará na Corrida Espacial junto com EUA e URSS.

Depois de inúmeras tentativas frustradas, e de acidentes nos testes do pirocoptero ÁGUIA 1 que culminaram na morte de 2 pessoas e 4 cratenses, o projeto foi definitivamente cancelado pelo governo Tasso Jereissati, e na busca por ressarcir os milhões gastos em pesquisa, os protótipos restantes passaram a ser vendidos junto com um pirulito para crianças.

2 comentários:

  1. Dizem nos corredores de Brasília à boca-miúda, que o motivo principal do cancelamento do projeto foi uma forte pressão internacional, principalmente americana. Obviamente os yankees já pressentiam que uma corrida espacial com as mentes avantajadas cearenses não seria nem um pouco agradável. Dizem ainda que o projeto do Pirocóptero espacial foi altamente espionado e sabotado inúmeras vezes pelos baitingas da terra do tio Sam. Mas isso é teoria da conspiração, ninguém nunca saberá a verdade.

    ResponderExcluir
  2. E eu que jurava que pirocóptero era simplesmente o nome de um brinquedo duvidoso que derivava da palavra "piroca"...quanta ingenuidade...

    ResponderExcluir