
Raimundo Soldado (nascido Raimundo Teles Carvalho, Santa Inês, 1946 — Timon, 17 de setembro de 2001) foi um compositor, cantor, poeta, modelo e ator brasileiro.
Seu primeiro disco (Raimundo Soldado e o Conjunto Grupo de Ouro - Abraçando Você) alcançou relativo sucesso nos anos 80 com a faixa-título e também “Você gosta de mim” e “Não tem jeito que dê jeito”.
Nasceu em Santa Inês, Maranhão, e, tendo assim como seu pai e seus irmãos servido o exército, tornou-se conhecido como Raimundo Soldado.
Desde cedo, Soldado teve que romper a barreira do preconceito e provar que era mais do que um rostinho bonito no brega. Sempre afastando o rótulo de simbolo sexual dizia que o mais importante era o conteúdo de suas letras, o que não evitava o assédio de milhares de fãs enlouquecidas que lotavam os cabarés e bregas onde ele ia cantar.
Considerado cantor “brega”, suas músicas tinham inicialmente temática romântica, em estilo musical que misturava a estética da música “pop” vigente na época com estilos típicos do Pará e do Maranhão, como o Carimbó. Seus discos seguintes adotaram também influência do forró.
Pela gravadora Copacabana, lançou seis discos de vinil. Em CD, foram lançados “Minha Santa Inês” e “Só as antigas”, este último incluindo versões com arranjos mais modernos para muitos de seus primeiros temas.
A música “Não tem jeito que dê jeito” foi incluída na trilha sonora do filme “At play in the fields of the lord”, de 1991.
Raimundo Soldado morreu aos 55 anos em 17 de setembro de 2001, vítima de meningite, em Timon, no Maranhão.
Veja alguns de seus versos mais densos
Quando eu chego
Você vem em encontrar
Me aperta
E me chama pra dançar
Vou abraçando você
Vejo o teu jeito de olhar
Dou mais um passo à frente
Pra nós dois se agarrar
oh oh oh (4x)
..............................
2x
Quando você foi embora
Meu coração quase parou
Eu contava com a despesa
Foi somente tristeza que você me deixou
2x
Não tem jeito que dê jeito
Pra você viver comigo
De hoje em diante
Nós vamos ser simples amigos
........................
2x
Meu bem se você me quiser
Ligue pra meu celular
Ligue pra meu celular
Só não me ligue a cobrar
Se você me ligar a cobrar
Eu juro que não vou atender
Dá de você até pensar
Que eu não gosto de você
2x
É o 982-21 e 26
É o telefone do Soldado
Que eu estou dando pra vocês
Como se vê, Soldado não se preocupava em compor músicas longas, ia logo pro refrão e esse negócio de introdução pra ele era coisa de viado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRapaz pense num caboco bonito. Aliás, bonito como todo bom maranhense. Raimundo Soldado é umas dessas lendas que não se vê mais por aí hoje em dia, ainda mais nesse mundo cheio de juvenis criados a leite com pera e ovomaltino. Um salve pra esse monstro(tanto no visual quanto no profissional) da música que só me deixa mais orgulhoso de ter nascido nessa terra chamada Sarneylândia também conhecida como Maranhão.
ResponderExcluir